SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3: INSTRUMENTOS DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA FILOSOFIA

17 março, 2008

SUJEITO E OBJETO DO CONHECIMENTO

Os seres vivos têm potencialidades que se desenvolvem segundo suas necessidades de sobrevivência. Assim, a planta colocada no canto da sala, em lugar de crescer em linha reta, para cima, cresce em ângulo inclinado, à procura da luz vinda da janela. Ela se adapta à condição do meio. as minhocas não têm olhos, mas são dotadas de tato e olfato muito apurados, necessários no ambienteonde vivem. as aves em geral não precisam de tato e olfato no ambiente aéreo; possuem, em compensação, uma visão muito aguda, com um mecanismo de filtragem das cores que lhes permite distinguir a uma longa distância um inseto na relva verde. o cego, por exemplo, tem o tato e a audição muito mais desenvolvidos que qualquer homem de visão normal.


Em todos esses exemplos, precebe-se uma adaptação de organismos vivos às condições do meio em que vivem.


Além das características comuns aos seres vivos, o homem tem a capacidade especial de pensar, o que lhe possibilita não apenas conviver com a realidade, mas também conhecê-la. conhecer a realidade significa compreendê-la e explicá-la.


O conhecimento humano tem dois elementos básicos: um sujeito e um objeto. O sujeito é o homem, o ser racional que quer conhecer (sujeito cognoscente). O objeto é a realidade (as coisas, os fatos, os fenômenos, os processos) com que coexistimos. o homem só se torna sujeito do conhecimento quando está diante do objeto a ser conhecido. A realidade só se torna objeto do conhecimento perante um sujeito que queira conhecê-la. O próprio homem pode ser objeto do conhecimento.




ROTEIRO DE ESTUDO:

As perguntas as seguir referem-se aos principais tópicos deste assunto. Elas podem ajudá-lo a estudar e rever todo o conteúdo apresentado. ao respondê-la, você estará analisando e sintetizando as idéias expostas.


1. De acordo com o texto, qual é a tendência primeira dos organismos vivos em relação ao meio ambiente?

2. Quando podemos dizer que "possuímos" a realidade?

3. Quando o homem se torna o sujeito do conhecimento, e a realidade se torna o objeto?

Um comentário:

Anônimo disse...

-Perguntas e respostas-
1.De acordo com o texto, qual é a tendência primeira dos organismos vivos em relação ao meio ambiente? A tendência dos organismos vivos e se adaptar ao ambiente de acordo com suas necessidades.

2.Quando podemos dizer que "possuímos" a realidade? Quando pensamos sobre e questionamos o objeto(as coisas, os fatos, os fenômenos, os processos).

3.Quando o homem se torna o sujeito do conhecimento, e a realidade se torna o objeto? Sim.

Aluna: Tamires Souza Camacho, nº 35
1º C